Início

quarta-feira, abril 25, 2012

Os Novos Óleos da Beleza


Com esta onda de óleo pra isso, óleo para aquilo, no meio de tantas opções, fica bem difícil saber as diferenças funcionais entre eles. 
Lendo uma reportagem esclareci muitas dúvidas, então decidi dividir as informações com vocês.


Óleo de Coco





Benefícios:  O óleo de coco extravirgem contém triglicerídeos de cadeia média (TCM), que, diferentemente dos óleos comuns, auxilia na queima da gordura, fazendo com que o organismo gaste energia e diminua o ganho de peso. Além disso, o produto proporciona saciedade e contém propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Como devo usar: O ideal é ingerir duas ou três colheres de sopas de óleo puro diariamente. Para quem prefere o uso em cápsulas, dificilmente conseguirá o efeito desejado. "Funciona, mas é necessário uma quantidade muito grande para alcançar a quantidade recomendada, o que acaba inviabilizando seu uso". (Afe ainda bem que eu não comprei).

Contraindicações: Em excesso, o óleo de coco pode causar enjoo e diarreia. Além disso, vale lembrar que cada colher de sopa do produto tem, em média, 120 kcal e o excesso pode levar ao aumento de ingestão calórica diária e, com isso, o ganho de peso.

Óleo de Cártamo


Benefícios: O óleo de cártamo, que é fonte de ômega 6, ainda não são claros. Em um estudo científico, ele não alterou o índice de massa corpórea (IMC), nem gordura corporal total, mas diminuiu a gordura abdominal e aumentou a massa magra. Já em outro estudo, o óleo diminuiu a glicemia e inflamação e aumentou o HDL, que é o colesterol bom.

Como devo usar: Especialistas sugerem 8g por dia. Normalmente, as cápsulas comercializadas contém 1g.

Contraindicações: Como o óleo de cártamo contém ômega 6, também presente em alguns alimentos, pode ser prejudicial se consumido em excesso. Favorece a inflamação subclínica no organismo, aquela que não apresenta sinais e sintomas, mas pode causar resistência insulínica, doenças cardiovasculares, câncer e obesidade. (Esse eu comprei em cápsula, mas nem usei...)

Óleo de Argan


Benefícios: Extraído de uma árvore típica do Marrocos, o óleo de argan é ideal para deixar os cabelos hidratados e com brilho. Rico em ácidos graxos e vitaminas A, D e E, ele repara os fios e trata os danos gerados pelo sol, secador, chapinha e poluição.

Como devo usar: Há shampoo´s e condicionadores com argan que podem ser usados sempre que o cabelo for lavado. O óleo também pode ser aplicado em ampolas e máscaras. Para os fios não ficarem pesados, algumas gotinhas são suficientes e proporcionam os efeitos desejados. (Só comprovou o que nós já sabíamos).

Contraindicações: Não. No entanto, o óleo de argan deve ser evitado para quem tem cabelo oleoso.

Óleo de Semente de Uva


Benefícios: O óleo de semente de uva tem poder antioxidante e penetra facilmente na pele. É indicado para tonificar e revitalizar a pele. Ajuda a prevenir o aparecimento de estrias, especialmente por sua alta concentração de alfa tocoferol, ácido linolêico e ácido palmítico, que são responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo.

Como devo usar: Pode ser usado diariamente logo após o banho.(Esse achei bem interessante, tenho estrias e odeio, quem sabe eu compro um?).

Contraindicações: como qualquer outro cosmético, não é indicado para pessoas alérgicas.

Óleo de Flores


Benefícios: O óleo de flores é ideal para hidratação e ajuda em casos de elasticidade da pele, como oscilação de peso ou gravidez. Este é um excelente hidratante, além de ter ação calmante, específico para peles desvitalizadas e com indícios de envelhecimento.

Como eu devo usar: Deve ser aplicado após o uso do hidratante, pelo menos duas vezes por semana. (Gostei).

Contraindicações: Assim como o óleo de semente de uva, não é indicado para pessoas alérgicas.


Bom meninas, espero que tenha esclarecido algumas dúvidas e ajudado vocês.
Todos estes óleos são encontrados em lojas de produtos naturais, os preços variam bastante de marca para marca e de loja para loja. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário